RESISTÊNCIA IDENTITÁRIA: A CONFIGURAÇÃO ETNOCULTURAL DA COMUNIDADE SERTANEJA NORTEMINEIRA NO PROCESSO HISTÓRICO DE MINAS GERAIS
Abstract
Para João Batista de Almeida Costa, a compreensão rigorosa do local, o sertão, e do sujeito que nele se localiza, o sertanejo, colocase como fonte da complexidade norte mineira. A partir da relação entre sujeito e local, configurase uma cultura diferente daquelas que foram impostas ao sertanejo como modelo, exemplo, referência de civilidade: a dos bandeirantes, a dos baianos e, finalmente, a dos mineiros. Explorando o que entende por uma “lógica” específica do sertanejo nortemineiro, Costa vislumbra um modus operandi típico do sertanejo, que o diferencia culturalmente dos seus modelos de sujeito, tornandoo um sujeito outro, que não é paulista, baiano nem mineiro, mas sim nortemineiro. Este, então, seria uma síntese de vários grupos étnicos, com seus traços identitários próprios, sua singular maneira de ver o mundo. No sertanejo, o ensaísta percebe um modo original de organização do simbólico, da religiosidade, da comensalidade, dos costumes, etc., uma maneira surpreendente de reunir as muitas dimensões do real numa mesma epistème, ou seja, numa maneira singular de ler esse mesmo real, o que nos permite dizer que nesse modo de organização do simbólico já se revela uma espécie de significação outra do real, que acaba por se apresentar como a “teia de relações simbólicas” de que nos fala Clifford Geertz. (Continua...)Downloads
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