Dossiê Temático “O Programa de Educação Tutorial e suas Ações de Extensão”

2025-11-24

Estão abertas as submissões para o Dossiê Temático “O Programa de Educação Tutorial e suas Ações de Extensão”. 

Submissões de 24 de novembro de 2025 a 20 de março de 2026

Os trabalhos devem ser submetidos diretamente no sistema da Revista UFG, seguindo as normas listadas no menu "Submissões" e aderindo as condições de submissão e diretrizes para autores. 

O dossiê é organizado pela Profa. Dra. Adriana Régia Marques de Souza, Pró-reitora de Extensão e Cultura em exercício (PROEC/UFG), docente da Escola de Agronomia (EA/UFG) e professora tutora do PET Engenharia de Alimentos (PET EngAli) da Universidade Federal de Goiás, e pela Profa. Dra. Sheila Santos de Oliveira, editora-chefe da Revista UFG e docente da Faculdade de Educação (FE/UFG).

 

Apresentação

A proposta desse dossiê é reunir experiências e relatos de ações extensionistas, no intuito de ampliar as discussões teóricas, práticas e metodológicas que reflitam sobre o Programa de Educação Tutorial das mais variadas áreas do conhecimento.

Instituído pela Lei nº 11.180/2005 e regulamentado pela Portaria MEC nº 976/2010, o Programa de Educação Tutorial (PET) exerce um papel estratégico no fortalecimento do ensino superior brasileiro ao promover, de forma integrada, os três pilares essenciais da formação universitária: o ensino, a pesquisa e a extensão. O PET promove a formação acadêmica de excelência ao apoiar grupos tutoriais nas Instituições de Ensino Superior (IES) em todo o país e desenvolver ações que articulam conhecimento acadêmico e compromisso social, contribuindo diretamente para a formação de profissionais críticos, reflexivos e socialmente comprometidos. Ao mesmo tempo, o programa fortalece a missão das instituições de ensino superior e promove a inovação no ambiente universitário. 

Por fim, o presente Dossiê almeja dar visibilidade aos PET de várias áreas, de forma a mostrar o protagonismo petiano com diversas ações em suas comunidades e territórios, contribuindo com as demandas sociais da população.

O Dossiê aceita artigos científicos, artigos que resultem de pesquisas concluídas, resenhas e relatos de experiência acerca do Programa de Educação Tutorial (PET). 



Goiânia, 24 de novembro de 2025

Equipe Editorial Revista UFG