⠀ Cibermediador
novas formas de ensinar e aprender por meio da tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v21.69965Resumo
As tecnologias presentes nos ambientes educativos, sobretudo no ano de 2020, cresceram devido à questão pandêmica, bem como ressaltaram a importância do professor em mediar suas práticas educativas, utilizando os ambientes virtuais em aulas online ou emergenciais remotas. A flexibilização dos espaços escolares para a realização de atividades de forma síncrona ou assíncrona desencadeou a discussão em como utilizar destas novas formas de ensinar e aprender por meios tecnológicos, visando contribuir na prática pedagógica dos professores, tornando-os uma espécie de cibermediadores. Contudo, houve a necessidade de adaptação na atuação dos professores, descritos como cibermediadores, com o objetivo de aproximar e inserir os discentes nesse formato pedagógico presente na realidade da educação, em que a mediação e a cibermediação tornam-se um ato, antes de tudo, desafiador. O resultado desse processo remete a algumas reflexões: a tecnologia sem mediação de um professor não é frutífera; na educação há a necessidade de uma mediação; e a ação online requer um repensar tanto das ações de natureza pedagógica e tecnológica quanto com relação à mediação, que busca aperfeiçoar as estratégias pedagógicas dos professores – cibermediadores – em ensinar e dos estudantes em aprender.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.