Os jogos digitais na educação brasileira
uma análise de artigos científicos
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v21.69810Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a produção de artigos sobre jogos digitais em revistas científicas, a fim de verificar como os games são apresentados e compreendidos na educação brasileira. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura, ancorada na análise documental e orientada pela metodologia mista. Foram selecionados, por intermédio de busca no portal de periódicos da CAPES, 49 artigos, publicados entre 2007 e 2018. Com o auxílio do software Iramuteq, constatou-se a existência de seis mundos lexicais, divididos em dois grupos: o primeiro, de viés mais teórico, que considera o caráter social e o possível desenvolvimento intelectual decorrente da prática dos games; e o segundo, de natureza mais prática, que concebe os jogos digitais como uma ferramenta de ensino e aprendizagem, inseridos em um sistema escolar. Outros tópicos e o modo como se articulam, tais como as modalidades de educação envolvidas e as dificuldades enfrentadas, também foram investigados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.