Os jogos digitais na educação brasileira

uma análise de artigos científicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v21.69810

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a produção de artigos sobre jogos digitais em revistas científicas, a fim de verificar como os games são apresentados e compreendidos na educação brasileira. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura, ancorada na análise documental e orientada pela metodologia mista. Foram selecionados, por intermédio de busca no portal de periódicos da CAPES, 49 artigos, publicados entre 2007 e 2018. Com o auxílio do software Iramuteq, constatou-se a existência de seis mundos lexicais, divididos em dois grupos: o primeiro, de viés mais teórico, que considera o caráter social e o possível desenvolvimento intelectual decorrente da prática dos games; e o segundo, de natureza mais prática, que concebe os jogos digitais como uma ferramenta de ensino e aprendizagem, inseridos em um sistema escolar. Outros tópicos e o modo como se articulam, tais como as modalidades de educação envolvidas e as dificuldades enfrentadas, também foram investigados.

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Publicado

21-10-2021

Como Citar

AZEVEDO, L. C. P. de .; AMANTE, L. Os jogos digitais na educação brasileira: uma análise de artigos científicos. Revista UFG, Goiânia, v. 21, n. 27, 2021. DOI: 10.5216/revufg.v21.69810. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/69810. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Cibereducação: Fundamentos, Interfaces e Pedagogias Emergentes