Design thinking no ensino de ciências da natureza
quais são objetivos e aplicações nos trabalhos publicados entre 2010 e 2020?
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v21.69657Resumo
A frequente utilização das metodologias ativas na sala de aula vem transformando o âmbito educacional e a relação professor/aluno com o processo de ensino e aprendizagem. A metodologia design thinking (DT) é uma delas e seu uso está começando a se tornar presente nas práticas docentes. No intuito de observar o DT no ensino, esta pesquisa teve como propósito analisar os objetivos e as aplicações dos trabalhos publicados sobre o design thinking no ensino das ciências da natureza. Para isso, realizamos uma revisão sistemática da literatura das publicações entre 2010 e 2020. A pesquisa foi baseada em duas perguntas norteadoras: “Quais os objetivos dos trabalhos publicados sobre o design thinking no ensino das ciências da natureza? E quais aplicações foram realizadas nesses trabalhos?”. Os resultados mostram que a utilização do design thinking, mesmo que crescente nas salas de aula, ainda é pouco utilizada na área das ciências da natureza. Além disso, identificamos sua aplicação de três formas distintas no âmbito educacional (como abordagem de inovação; como metodologia para resolução de problemas; como estratégia de ensino e aprendizagem). Embora existam dificuldades para a inserção dessa metodologia, os trabalhos apontam que para professores e estudantes, quando esta metodologia é aplicada, os resultados são considerados satisfatórios. Por fim, a utilização do design thinking como metodologia ativa no ensino das ciências da natureza pode contribuir para a construção do conhecimento de forma criativa e inovadora.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.