Movimentos instituintes na escola
questões étnico-raciais e de gênero cinegrafando a educação
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v21.69175Resumo
Este artigo quer dar visibilidade a uma experiência de extensão em uma escola pública que abordou questões étnico-raciais e de gênero. As experiências estéticas aconteceram nos anos 2019, presencialmente, e em 2020, no período de distanciamento social e ensino remoto da escola e da universidade. Objetivamos problematizar concepções étnico-raciais e de gênero, a partir das imagens e narrativas que apareceram nas oficinas de cinema na escola, com as crianças e com os professores, em formação inicial e continuada. Trilhamos caminhos para arranjar a metodologia a muitas mãos: trouxemos o arcabouço teórico em momentos de formação, rodas de conversa para a compreensão, oficinas de cinema para a criação ético-estética e sua apresentação para o deleite das produções realizadas. Ao final, observamos que os relatos das crianças e dos professores, em formação inicial e continuada, mostraram um entrelaçamento com as aprendizagens que permeiam memórias de narrativas cheias de sentido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista UFG
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.