Tecnologias digitais e usabilidades no ensino a distância

Autores

  • Paulo de Sá Filho
  • Roberta Martins Mendonça Gomes

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v19.61452

Resumo

Na contemporaneidade, as pessoas têm cada vez mais utilizado as tecnologias em suas atividades diárias, ocorrendo a inserção das diversas tecnologias digitais em vários setores da sociedade. Assim, por serem cada vez mais acessíveis, instantâneas e por poderem ser utilizadas em qualquer lugar, tempo e de múltiplas formas, as tecnologias digitais adentraram também o setor educacional. Em função de mudanças e necessidades da sociedade em resposta aos desafios enfrentados pela educação, a modalidade de educação a distância - EaD, surge como uma possibilidade de estabelecer elo entre inovação, tecnologia e promover estratégias que contribuam na formação profissional e humana. Nessa perspectiva, esse artigo teve como objetivo expor algumas tecnologias digitais, utilizadas como recursos educacionais, no processo de ensino e aprendizagem, observando, em específico, suas usabilidades na Educação a Distância. Assim, esse estudo analisou recursos de interação virtual, realidade aumentada e virtual, gamificação e aprendizagem móvel. Percebe-se, como fator primordial, a análise individual de cada situação para integração de determinada tecnologia, Dessa forma, a usabilidade de um recurso deve levar em consideração características específicas de cada contexto, como objetivo da aula e perfil dos alunos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-09

Como Citar

DE SÁ FILHO, P.; MARTINS MENDONÇA GOMES, R. Tecnologias digitais e usabilidades no ensino a distância. Revista UFG, Goiânia, v. 19, 2019. DOI: 10.5216/revufg.v19.61452. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/61452. Acesso em: 2 jul. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Mundo Digital e a Universidade