BIBLIKE: implantação do Biblivre em escolas estaduais na região centro sul do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v19.60585Resumo
Os antigos controles manuais internos das bibliotecas acabaram - eles foram na grande maioria dos casos substituído por sistemas computacionais automatizados tanto dentro quanto fora das bibliotecas. Entretanto, algumas bibliotecas das escolas de ensino básico estaduais do Ceará não conseguiram implantar tal automatização em suas bibliotecas, tendo como um principal fator de não implantação o custo financeiro dessa sistematização que na maioria dos caso é bem alto, tendo assim como consequência perda de livros, mal gerenciamento, demora para confeccionar relatórios, desperdício de tempo com buscas manuais, dificuldades de catalogação e o mais importante não permitindo assim uma interação aluno, professor e bibliotecário. Uma alternativa bastante relevante para solução do problema seria o uso de um software open source. Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de um docente e três bolsistas do Programa de Apoio a Projetos de Extensão (PAPEX) na implantação do software open source BibLivre em sua versão 5.0 em três bibliotecas de escolas da rede estadual de ensino do Ceará. A metodologias está dividida em duas fases. A primeira fase é composta de: definição da equipe, firmar parcerias com as escolas, estudar sobre o estado da arte, estudar sobre o BibLivre. A segunda fase é composta por: implantação do BibLivre no servidor, planejar o treinamento dos usuários, realizar o treinamento e implantar o BibLivre nas bibliotecas. O projeto foi submetido no Edital do PAPEX número 001/2019 durante o mês de abril de 2019 e aprovado no mês de junho de 2019. A equipe do projeto é formado por 01 docente e 03 discentes do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. Os discente foram contemplados com 06 meses de bolsa. As atividades do projeto iniciaram no primeiro dia do mês de agosto se 2019. A implantação do software nas bibliotecas resolveu os problemas internos de gerenciamento destas bibliotecas como: perda de livro, mal gerência, perca de tempo com catalogação manual, isso tudo de forma totalmente gratuita e com bastante eficiência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.