A Extensão Universitária E A Vivência Da Pedagogia Social
A Experiência Do Centro De Formação De Professores Em Cajazeiras-Pb
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v18i24.58637Resumo
O texto que segue é o registro das vivências em Pedagogia Social, por meio da extensão universitária, realizadas no ano de 2018, no curso de Pedagogia, da Unidade Acadêmica de Educação, do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande, no Câmpus de Cajazeiras - PB. Traz o relato de experiência de um Programa de Extensão intitulado “Pedagogia Social: práticas educativas em contextos diversos” composto por seis Projetos que se realizaram em quatro municípios distintos. O referido Programa foi coordenado pela Professora Dra. Maria Gerlaine Belchior Amaral e, os Projetos foram coordenados por três docentes, a saber: Professora Dra. Maria de Lourdes Campos, Professora Dra. Aparecida Carneiro Pires e pela Professora Dra. Raimunda de Fátima Neves Coêlho. Este Programa de extensão universitária teve o propósito de contribuir com a formação dos graduandos do curso de Pedagogia do CFP/UFCG, oportunizando uma experiência extensionista em Pedagogia Social. Objetivou também, promover a interlocução da universidade com a sociedade ao desenvolver práticas educativas em espaços diversos. A metodologia vivenciada pelo Programa, em seus 06 subprojetos foi lúdica e interativa. Buscou-se por meio de diferentes linguagens construir aprendizagens, a partir de um processo crítico-reflexivo, na perspectiva de aperfeiçoar a formação dos (as) graduandos (as) de Pedagogia através de vivências de práticas interdisciplinares semanais, com as crianças, abordando as diferentes áreas do conhecimento: Matemática, Língua Portuguesa, História e Geografia e Ciências. Vivenciada de forma lúdica por meio de leituras, contação de história, produção textual, desenhos, jogos educativos, dinâmicas, músicas, entre outras. Com relação aos valores espirituais foram trabalhados por meio de exposições e discussões que suscitassem o respeito, justiça, a solidariedade, sobretudo, o amor ao próximo, propondo sempre uma interlocução com um ensino ético. Quanto aos resultados é possível concluir que nos diferentes espaços onde se efetivou oportunizou vivências que promovessem o desenvolvimento humano, cognitivo, emocional e espiritual das pessoas atendidas e, desse modo, configurou-se como um instrumento de exercício de cidadania para mulheres, crianças e adolescentes que, de certo modo, encontravam-se em situação de vulnerabilidade social. Nos tempos hodiernos, a Pedagogia Social precisa assumir um compromisso ético de formar para a cidadania, para as relações sociais, para a vida em seu aspecto político, moral e crítico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.