Programa De Extensão “Mídias Na Educação”: Estimulando A Formação De Leitores Paraibanos

Autores

  • Lígia Beatriz Carvalho de Almeida
  • Iasmin Araújo Bandeira Mendes
  • Maria do Socorro Nunes de Lima
  • Gustavo de Souza Silva.

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v18i24.58617

Resumo

O Programa de Extensão “Mídias na Educação”, da Universidade Federal de Campina Grande-PB e o projeto “Conecta Biblioteca” da cidade de Belém-PB, se uniram para estimular o hábito de leitura e de acesso à informação entre jovens belenenses por meio da transformação da relação deles com a biblioteca municipal. O ambiente sediou oficinas educomunicativas visando levar professores e estudantes do ensino básico das redes pública e privada a interagir entre si e aprimorar: a) o conhecimento sobre mídia; b) as competências de  localização de informação, de leitura e de comunicação via redes sociais e c) a valorização do seu município. A atividade foi ainda mais desafiante, pois para parte dos envolvidos a tecnologia não era de fácil acesso. Praticou-se o protagonismo juvenil e trabalhou-se a comunicação de conteúdos conscientes, educativos e sociais. Os participantes se sentiram cidadãos inseridos na comunidade, atuando em prol do fortalecimento da democracia e da cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lígia Beatriz Carvalho de Almeida

[1] Doutora em Educação, Professora Adjunta do curso de Comunicação Social com linha de formação em Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande-PB. Endereço: Rua Rodrigues Alves, 1125, Bela Vista, Campina Grande-PB, 58428-795.

Iasmin Araújo Bandeira Mendes

Bacharel em Comunicação Social, com linha de formação em Educomunicação pela Universidade Federal de Campina Grande.  Licencianda em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba. Endereço: Rua José Eudócio Leite, 46,  Catolé, Campina Grande-PB, 58410-510.

Maria do Socorro Nunes de Lima

Pedagoga pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Bacharelanda em Comunicação Social, com linha de formação em Educomunicação pela Universidade Federal de Campina Grande.  Endereço: Av. Juvêncio Arruda, 240, Bodocongó, Campina Grande-PB, 58431-040.

Gustavo de Souza Silva.

Bacharelando em Comunicação Social, com linha de formação em Educomunicação pela Universidade Federal de Campina Grande. Endereço: Rua Severino Alves Albuquerque, 28, Santa Cruz, Campina Grande-PB, 58417-255.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

ALMEIDA, L. B. C. de; MENDES, I. A. B.; LIMA, M. do S. N. de; SILVA., G. de S. Programa De Extensão “Mídias Na Educação”: Estimulando A Formação De Leitores Paraibanos. Revista UFG, Goiânia, v. 18, n. 24, 2018. DOI: 10.5216/revufg.v18i24.58617. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/58617. Acesso em: 9 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos