Projeto Alfadown

Uma Referência Em Inclusão Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v18i24.58613

Resumo

O projeto “A informática como Processo Facilitador da Alfabetização de Pessoas com Síndrome de Down – ALFADOWN” compõe a extensão universitária como parte integrante do Programa de Referência em Inclusão Social (PRIS/CDEX/PROEX) da PUC Goiás. Este projeto propõe integrar a comunidade acadêmica e a comunidade em geral, com foco no apoio à aquisição da linguagem escrita das pessoas com Síndrome de Down (SD) e no desenvolvimento de habilidades sociais a fim de favorecer a participação social desses sujeitos a partir do letramento digital. O Alfadown tem como eixo condutor seu trabalho educativo que articula o ensino, a pesquisa e a extensão da PUC-Go. Nesse contexto, o foco do trabalho é ampliar as aprendizagens e a participação dos atores sociais que compõem o projeto Alfadown, seja os educandos na aquisição da linguagem escrita a partir do letramento digital e no desenvolvimento de habilidades sociais; seja os acadêmicos na mediação e na aproximação de sua formação profissional; seja as famílias no alargamento de seu repertório de incentivo ao desenvolvimento de seus filhos com Síndrome de Down. O intuito do Alfadown é contribuir no livre trânsito das pessoas com Síndrome de Down na cultura escrita e, consequentemente, na sociedade como um todo. Essa imersão na cultura escrita passa necessariamente pela compreensão no ato da leitura, pela expressão textual e pela consideração da alfabetização na perspectiva do letramento escrito e digital.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana de Souza Santos Hannum, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Goiânia, Goiás, Brasil, dra.julianahannum@yahoo.com.br

Juliana Santos de S. Hannum, Psicóloga, Doutora em Psicologia, Coordenadora do Programa de Referência em Inclusão Social, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil.

Luciana Novais de Oliveira Brito, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Goiânia, Goiás, Brasil, feedbackrevista@gmail.com

Luciana Novais de O. Brito, Psicóloga, Doutoranda em Psicologia, Coordenadora do Projeto Alfadown, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil .

Renata Cardoso Barreto, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Goiânia, Goiás, Brasil, feedbackrevista@gmail.com

Renata Cardoso Barreto, Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia, Professora do Projeto Alfadown, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil.

Downloads

Publicado

28-12-2018

Como Citar

HANNUM, J. de S. S.; BRITO, L. N. de O.; BARRETO, R. C. Projeto Alfadown: Uma Referência Em Inclusão Social. Revista UFG, Goiânia, v. 18, n. 24, 2018. DOI: 10.5216/revufg.v18i24.58613. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/58613. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos