Investigação da HFC no ensino de ciências do IFRN - Campus Caicó.

  • Paulo Ricardo Amorim Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN - Campus Caicó
  • Ítalo Batista Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN - Campus Caicó
  • Joseri Pedro de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN - Campus Caicó
  • Eliete Ramalho Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN - Campus Caicó
  • Eriques Wanderley Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN - Campus Caicó

Resumo

A História e Filosofia da Ciência (HFC) exercem papel fundamental na aprendizagem das teorias científicas e nos debates de cunho científico no ambiente escolar, no que diz respeito às raízes do conhecimento. Nesse sentido, o Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Física (GEPEF) do IFRN Campus Caicó, através de pesquisa aplicada por alguns de seus membros, realizou o presente estudo, objetivando investigar a inserção de tópicos de HFC nas aulas dos docentes de ciências (Física, Química e Biologia) do ensino médio e integrado ao técnico do IFRN – Campus Caicó. A pesquisa propôs a fazer um estudo por meio da aplicação de um questionário adaptado de Martins (2006) pelo GEPEF do IFRN - Campus Caicó, procurando destacar e diagnosticar se estes professores fazem a utilização da HFC em suas aulas, priorizando proporcionar aos alunos o conhecimento de como se chegou e de onde partiram tais conteúdos ensinados em sala de aula, além do papel do docente e suas perspectivas diante deste processo de ensino-aprendizagem.   A maioria dos docentes relatou que já utilizou em suas aulas a inserção de tópicos de HFC, mesmo que em muito dos casos de maneira introdutória aos conteúdos expostos, demonstrando um significativo interesse em estudar e trabalhar HFC com o alunado. Por fim, observou-se que as escolas hoje no Brasil preocupam-se mais com exames de seleção para o ingresso ao ensino superior, como por exemplo, o Enem, tornando a carga horária dessas disciplinas pequena, dificultando de uma forma geral a introdução da HFC nas aulas de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Ricardo Amorim Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN - Campus Caicó
IFRN - Campus Caicó; Graduando de Licenciatura plana em Física.
Ítalo Batista Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN - Campus Caicó
IFRN - Campus Caicó
Joseri Pedro de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN - Campus Caicó

IFRN - Campus Caicó

Eliete Ramalho Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN - Campus Caicó
IFRN - Campus Caicó
Eriques Wanderley Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN - Campus Caicó
IFRN - Campus Caicó

Referências

FELTRE, R.. Fundamentos de Química: vol. único. 4.ed. São Paulo: Moderna, 2005. 700 p.

GIL-PÉREZ, D. Contribuición de la Historia y de la Filosofía de las Ciencias al desarrollo de un modelo de enseñanza/aprendizaje como investigación. Enseñanza de las Ciencias, v. 11, n. 2, p. 197-212, 1993.

LOPES, S.; ROSSO, S. BIO. São Paulo: 3. edição. Saraiva, Vol. 1, 2016. 384 p.

LONDERO, L. A história e filosofia da ciência na formação de professores de física: controvérsias curriculares. Volume 11, 2015 – pp. 18-32.

MARTINS, A. F. P. História e Filosofia da Ciência no ensino: há muitas pedras nesse caminho.... Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 1: p. 112-131, abr. 2007.

MARTINS, R. de A. Introdução: a história das ciências e seus usos na educação. In: SILVA, C.C. (Org.) Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006, p. xviixxx

MATTHEWS, M. R. História, Filosofia e Ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Cad. Cat. Ens. Fís., v. 12, n. 3: p. 164-214, dez. 1995.

MÁXIMO, A. R. da Luz. ALVARENGA, B. Álvares. In: Física – Coleção de olho no mundo do trabalho. A Física no campo da ciência. São Paulo: Scipione. 2003. p. 7-18.

PEDUZZI, L. O. Q.; Martins, P. A. F.; Ferreira, J. M. H. Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: EDUFRN, 2012.

PEDDUZZI, L. O. Q. Sobre a utilização didática da História da Ciência. In: PIETROCOLA, M. Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Editora da UFSC, 2001. cap. 7, p. 151-170.

ROSA, C. A. P.. História da Ciência: da antiguidade ao renascimento científico. 2.ed. – Brasília: FUNAG, 2012.

SILVA, Boniek Venceslau da Cruz. História e Filosofia da Ciência como subsídio para elaborar estratégias didáticas em sala de aula: um relato de experiência em sala de aula. Revista Ciências & Ideias, ISSN: 2176-1477. Volume 3, n.2 - outubro/2011-março/2012.

SILVA, Boniek Venceslau da Cruz. A História e Filosofia da Ciência na formação dos professores: um estudo no curso de física da UFPI. Revista Ciências & Ideias, Vol. 5, n.1. jan/abr -2014.

SILVA, Í. B.; TAVARES, O. A. O. Uma Pedagogia Multidisciplinar, Interdisciplinar ou Transdisciplinar para o Ensino/Aprendizagem da Física. Revista Holos - IFRN, v 21 (2005), p. 4-12.

VANNUCCHI, A. I. História e Filosofia da Ciência: da teoria para a sala de aula. 1996. 131f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências – modalidade Física) – Instituto de Física e Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Publicado
28-05-2019
Como Citar
Silva, P. R., Silva, Ítalo, Lima, J., Silva, E., & Silva, E. (2019). Investigação da HFC no ensino de ciências do IFRN - Campus Caicó. Revista UFG, 19. https://doi.org/10.5216/revufg.v19i0.56599
Seção
Artigos