Investigação da HFC no ensino de ciências do IFRN - Campus Caicó.
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v19i0.56599Resumo
A História e Filosofia da Ciência (HFC) exercem papel fundamental na aprendizagem das teorias científicas e nos debates de cunho científico no ambiente escolar, no que diz respeito às raízes do conhecimento. Nesse sentido, o Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Física (GEPEF) do IFRN Campus Caicó, através de pesquisa aplicada por alguns de seus membros, realizou o presente estudo, objetivando investigar a inserção de tópicos de HFC nas aulas dos docentes de ciências (Física, Química e Biologia) do ensino médio e integrado ao técnico do IFRN – Campus Caicó. A pesquisa propôs a fazer um estudo por meio da aplicação de um questionário adaptado de Martins (2006) pelo GEPEF do IFRN - Campus Caicó, procurando destacar e diagnosticar se estes professores fazem a utilização da HFC em suas aulas, priorizando proporcionar aos alunos o conhecimento de como se chegou e de onde partiram tais conteúdos ensinados em sala de aula, além do papel do docente e suas perspectivas diante deste processo de ensino-aprendizagem. A maioria dos docentes relatou que já utilizou em suas aulas a inserção de tópicos de HFC, mesmo que em muito dos casos de maneira introdutória aos conteúdos expostos, demonstrando um significativo interesse em estudar e trabalhar HFC com o alunado. Por fim, observou-se que as escolas hoje no Brasil preocupam-se mais com exames de seleção para o ingresso ao ensino superior, como por exemplo, o Enem, tornando a carga horária dessas disciplinas pequena, dificultando de uma forma geral a introdução da HFC nas aulas de Ciências.
Downloads
Referências
FELTRE, R.. Fundamentos de Química: vol. único. 4.ed. São Paulo: Moderna, 2005. 700 p.
GIL-PÉREZ, D. Contribuición de la Historia y de la Filosofía de las Ciencias al desarrollo de un modelo de enseñanza/aprendizaje como investigación. Enseñanza de las Ciencias, v. 11, n. 2, p. 197-212, 1993.
LOPES, S.; ROSSO, S. BIO. São Paulo: 3. edição. Saraiva, Vol. 1, 2016. 384 p.
LONDERO, L. A história e filosofia da ciência na formação de professores de física: controvérsias curriculares. Volume 11, 2015 – pp. 18-32.
MARTINS, A. F. P. História e Filosofia da Ciência no ensino: há muitas pedras nesse caminho.... Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 1: p. 112-131, abr. 2007.
MARTINS, R. de A. Introdução: a história das ciências e seus usos na educação. In: SILVA, C.C. (Org.) Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006, p. xviixxx
MATTHEWS, M. R. História, Filosofia e Ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Cad. Cat. Ens. Fís., v. 12, n. 3: p. 164-214, dez. 1995.
MÁXIMO, A. R. da Luz. ALVARENGA, B. Álvares. In: Física – Coleção de olho no mundo do trabalho. A Física no campo da ciência. São Paulo: Scipione. 2003. p. 7-18.
PEDUZZI, L. O. Q.; Martins, P. A. F.; Ferreira, J. M. H. Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: EDUFRN, 2012.
PEDDUZZI, L. O. Q. Sobre a utilização didática da História da Ciência. In: PIETROCOLA, M. Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Editora da UFSC, 2001. cap. 7, p. 151-170.
ROSA, C. A. P.. História da Ciência: da antiguidade ao renascimento científico. 2.ed. – Brasília: FUNAG, 2012.
SILVA, Boniek Venceslau da Cruz. História e Filosofia da Ciência como subsídio para elaborar estratégias didáticas em sala de aula: um relato de experiência em sala de aula. Revista Ciências & Ideias, ISSN: 2176-1477. Volume 3, n.2 - outubro/2011-março/2012.
SILVA, Boniek Venceslau da Cruz. A História e Filosofia da Ciência na formação dos professores: um estudo no curso de física da UFPI. Revista Ciências & Ideias, Vol. 5, n.1. jan/abr -2014.
SILVA, Í. B.; TAVARES, O. A. O. Uma Pedagogia Multidisciplinar, Interdisciplinar ou Transdisciplinar para o Ensino/Aprendizagem da Física. Revista Holos - IFRN, v 21 (2005), p. 4-12.
VANNUCCHI, A. I. História e Filosofia da Ciência: da teoria para a sala de aula. 1996. 131f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências – modalidade Física) – Instituto de Física e Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.