AVALIANDO O TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA: UMA EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA.
Resumo
A educação atual exige mudanças que visem dinamizar o processo de ensino e aprendizagem e promover uma formação diferenciada, ativa e crítico/reflexiva. O desenvolvimento de metodologias diversificadas como as atividades experimentais tem o propósito de tornar as aulas de Química mais contextualizadas, motivadoras e interativas. Com este objetivo, as bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de um Curso de Licenciatura em Química de uma Universidade Pública do Sudeste Goiano desenvolveram a experimentação “Avaliando o teor de Álcool na gasolina”. A atividade experimental desenvolvida tinha caráter investigativo/problematizador desde que propunha que os alunos elaborassem a metodologia para avaliar a qualidade do combustível, de forma a abordar situações cotidianas dos alunos. Utilizou-se de uma pesquisa quantitativa/qualitativa, da observação participante e de um questionário para avaliar a experimentação desenvolvida. Por meio da avaliação, percebeu-se que a atividade experimental permitiu que os alunos fossem autônomos e construíssem conhecimento. A vivência da atividade experimental é um momento em que os alunos são motivados a entender a química e a sua importância para a vida e a sociedade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.