Déco pela cidade
Resumo
As imagens que se seguem materializam um convite para percorrer um itinerário assimétrico, um percurso de espaços construídos numa narrativa visual de geometria acentuada. Por vezes se é tentado a parar defronte a fotografia e seguir percorrendo as linhas retas e curvas até que o conjunto se complete em platibandas, numa fachada, nas ferragens de uma esquadria ou numa escultura. O olhar acostumado de cada dia desvela-se e é possível que se deixe escapar um Como eu não vi isso? Surge então uma vontade de ver. Essa vontade pode ser saciada (ou estimulada) pelo arranjo singular projetado no enquadramento das imagens que se revelam nas páginas seguintes e, que por um outro instante, consumiu o fotógrafo observador. No contexto das cidades, a vontade de ver não é um fato novo, além de perpassada tanto pelo particular prazer de observar do voyeur, entrelaçado pelas ruas e imerso na paisagem, quanto pela inspiradora vontade de mostrar. A representação da cidade por pintores renascentistas trouxe a visão em perspectiva como principal orientação da experiência do mostrar, tornando o observador descorporizado, como diria Martin Jay (1988): uma forma de ver neutralizada que não nutre um comprometimento com o que se vê. O pensamento urbano, o projeto da cidade, aproxima-se desse ver totalizador, aspirando a uma organiza- ção racional que constrói o espaço. A fotografia, imbuída da tecnologia, também compartilha da aspiração de uma construção, da construção da imagem.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.