EMBAIXADOR PAULO TARSO FLECHA DE LIMA
Resumo
Em julho passado, esteve em Goiânia para uma conferência sobre o bicentenário da abertura dos portos aquele que talvez seja o maior incentivador do comércio exterior brasileiro atual: o embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima. Durante mais de quatro décadas, o ex-embaixador ocupou uma posição de proa na diplomacia brasileira, representando o Brasil nas embaixadas de Londres, Washington e Roma. Foi chefe do Departamento de Promoção Comercial do Itamaraty e ex-secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores. Em 2001, depois de 46 anos dentro da diplomacia, Flecha de Lima aposentou-se. Atualmente, trabalha com consultoria em seu escritório em Brasília. Seguindo uma tradição já perdida, Flecha de Lima foi o último personagem do mundo diplomático brasileiro, integrante de uma linhagem de homens de ação que marcaram o Itamaraty até o limiar dos anos 90. Na descrição de uma conhecida revista brasileira, o ex-embaixador “tinha um estilo agressivo e direto, que arrebanhou aliados e inspirou ódio entre os inimigos. Quando sentava à mesa de negociação, era um gentleman, mas sempre foi firme em suas posições.” A mesma revista cita uma frase sua, a respeito da prática de negociações diplomáticas: “Não acredito em negociação soft. Tem de ser hard, sempre. Se você não for duro, acaba passando por ingênuo ou incompetente.” (Continua...)Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.