A fotografia em Goiânia nas primeiras décadas do século XX
Resumo
Diferentemente do que acontecera com a imprensa no Brasil, instituída somente em 1808 com a chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro, e mesmo assim sob censura, a fotografia, ou melhor, a daguerreotipia chegou ao País já em 1839, alguns meses depois de seu processo ter sido anunciado publicamente na França. Apesar do reconhecimento do francês Hércules Florence como um precursor da fotografia, tendo desenvolvido um processo original de fixação da imagem em 1833 no Brasil, oficialmente as primeiras imagens consideradas fotográficas foram produzidas no País em janeiro de 1840, através do daguerreótipo trazido pelo padre francês Louis Compte. Nessa mesma década, chegaram os primeiros daguerreotipistas estrangeiros oferecendo ao público brasileiro seus serviços como retratistas. A partir da segunda metade do século XIX, d. Pedro II, que desde muito jovem mostrara-se interessado pela fotografia, patrocinou a instalação de diversos fotógrafos estrangeiros no País, atribuindo o título de Photographo da Casa Imperial a 23 profissionais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista UFG o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Todos os trabalhos submetidos na Revista UFG que possuem em seu corpo imagens, fotografias, figuras, devem vir acompanhados de termo de cessão de direito autoral do autor, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.
Acesse o documento do TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM pelo link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1RvHIK1_8NdawqFzHV0gu94owP5yzDS4b/view?usp=sharing