O Pivô da aprendizagem
Resumo
Uma das consagradas tendências mundiais na área de ensino e aprendizagem de língua estrangeira – a interação – é tratada com seriedade, autenticidade e pragmatismo neste livro. A imagem da capa, de um trabalho de colheita coletivo, evocado pela Vinha vermelha em Arles, de Van Gogh, estabelece o campo metafórico da construção simultaneamente individual e coletiva, em que se constitui a ação interativa. Ao focalizar o ensino de língua estrangeira, a interação é às vezes tratada tanto como o meio quanto como o fim desejado. Pode referir-se à troca de idéias entre dois ou mais participantes do processo, e várias metáforas são utilizadas para se referir a ela, tais quais: é o pivô sobre o qual a aprendizagem de língua gira; é a camada mais aparente do uso da língua; é a medida do sucesso ou fracasso da aprendizagem; é o processo-chave para a gestão da aprendizagem; é facilitadora e a chave para a aprendizagem. Alguns mais entusiastas defendem que a interação “é a própria aprendizagem” da língua. Sob este último prisma, mais do que a prática do conhecimento lingüístico obtido, a interação é vista como o processo no qual o conhecimento lingüístico e a habilidade lingüística são desenvolvidos. A perspectiva tratada no livro é a de interação como “o conjunto de oportunidades criadas para que os alunos comuniquem-se uns com os outros ou com o professor na língua que estão aprendendo” (p. 17), que é claramente a posição dos profissionais comprometidos com a abordagem comunicativa de ensino de língua estrangeira. O enfoque é dado à interação em um estudo feito sobre a correção colaborativa de erros em textos escritos dos alunos. (Continua...)Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.