RIOBALDO PACTÁRIO: liberdade e predestinação
Resumo
Este é o bordão da história: “... o Diabo na rua no meio do redemunho...”. A história erguida em torno desse bordão é velha conhecida do público brasileiro e, desde o aparecimento da sua primeira edição, em 1956, vem se destacando como uma das realizações mais bem sucedidas da literatura de nosso país: o Grande sertão: veredas1 de João Guimarães Rosa. Vamos relembrá-la rapidamente: o ex-jagunço Riobaldo, por ocasião da visita de um viajante proveniente da cidade, decide relatar-lhe os principais episódios de sua jornada passada no interior do sertão. Sempre impregnada pela sombria figura d?O cujo, a fala de Riobaldo revela ao seu interlocutor, a cada novo lance da narrativa, a trama dos encontros e das fugas que decidiram a sua sorte. Atormentado pela constante presença do demo é que ele narra o inesquecível encontro com o Menino às margens do rio de-Janeiro (sítio onde o protagonista-narrador, quando criança, tirava esmola para o santo); o encontro com as letras e com o mestre Lucas no Curralinho; o deparar surpreendente com a força dos jagunços na fazenda de Selorico Mendes; a terrível visão do corpo morto de sua amada Maria Deodorina; além de uma multidão de outros episódios. (Continua...)Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.