RESISTÊNCIA IDENTITÁRIA: A CONFIGURAÇÃO ETNOCULTURAL DA COMUNIDADE SERTANEJA NORTEMINEIRA NO PROCESSO HISTÓRICO DE MINAS GERAIS
Resumo
Para João Batista de Almeida Costa, a compreensão rigorosa do local, o sertão, e do sujeito que nele se localiza, o sertanejo, colocase como fonte da complexidade norte mineira. A partir da relação entre sujeito e local, configurase uma cultura diferente daquelas que foram impostas ao sertanejo como modelo, exemplo, referência de civilidade: a dos bandeirantes, a dos baianos e, finalmente, a dos mineiros. Explorando o que entende por uma “lógica” específica do sertanejo nortemineiro, Costa vislumbra um modus operandi típico do sertanejo, que o diferencia culturalmente dos seus modelos de sujeito, tornandoo um sujeito outro, que não é paulista, baiano nem mineiro, mas sim nortemineiro. Este, então, seria uma síntese de vários grupos étnicos, com seus traços identitários próprios, sua singular maneira de ver o mundo. No sertanejo, o ensaísta percebe um modo original de organização do simbólico, da religiosidade, da comensalidade, dos costumes, etc., uma maneira surpreendente de reunir as muitas dimensões do real numa mesma epistème, ou seja, numa maneira singular de ler esse mesmo real, o que nos permite dizer que nesse modo de organização do simbólico já se revela uma espécie de significação outra do real, que acaba por se apresentar como a “teia de relações simbólicas” de que nos fala Clifford Geertz. (Continua...)Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.