RACIONALIDADE DOS DIREITOS SOCIAIS SOB A ÓPTICA DA CONSTITUIÇÃO COMO ACOPLAMENTO ESTRUTURAL ENTRE OS SISTEMAS JURÍDICO E POLÍTICO

Autores

  • Ferando Rister de Sousa Lima

DOI:

https://doi.org/10.5216/rfd.v34i01.9934

Palavras-chave:

sociais, constituição, acoplamento, sistemas.

Resumo

O artigo analisa a racionalidade dos Direitos Sociais sob a óptica da Constituição Federal como acoplamento estrutural entre os sistemas jurídico e político, utiliza-se da Teoria dos Sistemas, elaborada pelo sociólogo alemão Niklas Luhmann. O subsistema do Direito opera com base no código binário direito/não-direito, já o sistema político opera com base no código poder/não-poder. A Constituição Federal age como mecanismo de interpenetração permanente e concentrada entre os mencionados sistemas sociais, e promove uma solução jurídica à autorreferência do sistema político, ao mesmo tempo em que se fornece resposta política à autorreferência do sistema jurídico, garantindo a unidade dos sistemas ao impedir que cada qual rompa com sua operação fechada ao atuarem no âmbito dos Direito Sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ferando Rister de Sousa Lima

Doutorando em Filosofia do Direito pela PUC/SP. Mestre em Direito Processual Civil pela PUC/SP (2007). Foi pesquisador visitante na Università degli Studi di Lecce - Itália (2005).

Downloads

Publicado

2010-07-01

Como Citar

LIMA, F. R. de S. RACIONALIDADE DOS DIREITOS SOCIAIS SOB A ÓPTICA DA CONSTITUIÇÃO COMO ACOPLAMENTO ESTRUTURAL ENTRE OS SISTEMAS JURÍDICO E POLÍTICO. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 34, n. 01, 2010. DOI: 10.5216/rfd.v34i01.9934. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/9934. Acesso em: 3 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos Científicos