AVALIAÇÃO DO IMPACTO REGULATÓRIO SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO: ABORDANDO AS FERRAMENTAS DE ANÁLISE

ASSESSMENT OF REGULATORY IMPACT FROM THE PERSPECTIVE OF ECONOMIC ANALYSIS OF LAW: ADDRESSING ANALYSIS TOOLS

Autores

Resumo

Esta pesquisa abordou a importância das ferramentas características da Análise Econômica do Direito (AED) para a avaliação do impacto de medidas regulatórias diante da necessidade de que os atos praticados sob a justificativa de regulação das atividades econômicas tenham a maior eficiência possível, com o alinhamento de intenções do legislador, expectativas e resultados observados. É estruturada com uma introdução, seguida de dois tópicos e, por fim, a conclusão. O primeiro tópico aborda o arcabouço teórico da Análise Econômica do Direito, desde a formação história da corrente de pensamento até as ferramentas práticas de que os juristas dispõem para a avaliação de impactos da norma com base na produção de seus efeitos. O segundo tópico tratou da importância da Análise do Impacto Regulatório (AIR), que, em razão de sua importância para políticas públicas, passou a ser obrigação dos agentes reguladores, bem como dos atores envolvidos na edição das regras de regulamentação – no Poder Executivo ou no Poder Legislativo. Em conclusão, indicamos que para haver a maximização do bem-estar por meio da eficiência, devem ser sempre analisados os benefícios versus custos da regulação econômica, com adoção de medidas claras quanto a suas expectativas e resultados esperados. Além de aspectos econômicos, o agente regulador deve ser claro quanto às demais questões endereçadas, a exemplo daquelas de equidade ou de justiça social. Essa análise decorre da compreensão de que a intenção do legislador não necessariamente produz os efeitos esperados, de modo que aspectos empíricos não podem ser desconsiderados por quem faz políticas públicas. A pesquisa foi formulada com base no método dedutivo, com a elaboração de hipóteses gerais. Foram utilizados livros, artigos e trabalhos acadêmicos relacionados ao tema abordado durante a pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Ademir Borges de Oliveira, Universidade de Marília

Pós-Doutorado em Democracia e Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2016). Doutor (2015) e Mestre (2013) em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo. Professor Titular da Universidade de Marília. Coordenador-Adjunto do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade de Marília. Professor Substituto na Universidade Estadual Paulista (2021-2024). Coordenador Regional da Escola Superior da Advocacia da 15a Região. Em 2022, passou a constar da lista da AD Scientific Index que congloba os 2 de pesquisadores mais influentes do mundo. Advogado e parecerista.

Cristiana Carlos do Amaral Cantídio, Universidade de Marília

Cristiana Cantídio Tabeliã e Oficiala de Registro no Ofício Único de Lagoa Nova/RN desde 2015; Diretora Institucional do IRTDPJBrasil; Diretora Institucional da Confederação Nacional de Notários e Registradores ? CNR; Membro do Grupo de Trabalho do CNJ para apresentar medidas voltadas à modernização e à efetividade nos processos de execução e cumprimento de sentença, excluídas as execuções fiscais, instituído pela Portaria CNJ Nº 6, de 14 de Janeiro de 2021; Mestra em Direito pela UNIMAR; É Pós-graduada: em Ministério Público, Direito e Cidadania; em Direito e Processo do Trabalho; em Direito Notarial e Registral; e em Direito Civil, Negocial e Imobiliário. Bacharela em Direito pela UFRN, em 2005, tendo atuado como advogada nas áreas trabalhista e cível. Para acessar currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8349999856178587. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4017-2408. E-mail: criscantidio@hotmail.com.

 

Downloads

Publicado

2024-11-07

Como Citar

BORGES DE OLIVEIRA, E. A.; CARLOS DO AMARAL CANTÍDIO, C. AVALIAÇÃO DO IMPACTO REGULATÓRIO SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO: ABORDANDO AS FERRAMENTAS DE ANÁLISE: ASSESSMENT OF REGULATORY IMPACT FROM THE PERSPECTIVE OF ECONOMIC ANALYSIS OF LAW: ADDRESSING ANALYSIS TOOLS. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 48, n. 1, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/62115. Acesso em: 17 nov. 2024.