UBUNTU: UMA FILOSOFIA ALTERNATIVA A CRISE AMBIENTAL
DOI :
https://doi.org/10.5216/rfd.v45i3.68014Mots-clés :
Ubuntu; Crise ambiental; Natureza; Espiritualidade; ModernidadeRésumé
Este artigo tem por objetivo apresentar Ubuntu como uma filosofia alternativa aos problemas ecológicos e ambientais da modernidade. A reflexão vale-se do conceito de Ubuntu que busca entender a coletividade de um modo mais integral para o alcance do equilíbrio e harmonia com a natureza. Por se tratar de um assunto e tema com poucas abordagens escritas, levou-se também em consideração a fonte oral do saber baseada na tradição viva dos povos africanos, de comentários e relatos. Do estudo e análises realizadas, conclui-se que Ubuntu tem como objetivo o conhecimento ou sabedoria ecológica, propondo-se explorar a variedade de inter-relações dos seres vivos na natureza, sem a exclusão dos humanos, das gentes e das sociedades. É por causa desse entendimento que Ubuntu é considerada, até por definição, Naturocêntrica e, portanto, pode colaborar indubitavelmente para lidar com a crise ecológica e os problemas ambientais da modernidade.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue accordent à Revista da Faculdade de Direito da UFG une licence mondiale libre de droits, soumise aux termes et conditions de la Creative Commons Attribution 3.0 Brasil Legal License Creative Commons Attribution License
Les auteurs concèdent à RFD UFG tous les droits d'auteur sur les articles qui y sont publiés, qui les conservent en exclusivité jusqu'à l'avènement du domaine public sur ceux-ci.