A JUSTIÇA ENTRE GERAÇÕES: PENSAR SOCIEDADES JUSTAS, IGUALITÁRIAS E SUSTENTÁVEIS AO LONGO DO TEMPO
JUSTICE BETWEEN GENERATIONS: THINKING FAIR, EQUAL AND SUSTAINABLE SOCIETIES OVER TIME
DOI :
https://doi.org/10.5216/rfd.v44i2.58144Résumé
O presente artigo examina a possibilidade de preservar uma concepção de justiça entre gerações e o valor dignidade, considerando que ao longo do tempo a sociedade evolui e novos interesses e objetivos entram em cena. Como hipótese, sustentamos que as diretrizes devem ser práticas e públicas, suficientes para manter a estabilidade e a justiça no interior das sociedades, considerando que a fundação de um Estado com o passar do tempo apresentar deformações devido a contingências históricas, tendências sociais, oportunidades individuais entre outras, que podem solapar os ideais de um acordo justo e razoável em torno de um projeto de sociedade justa e sustentável. Nesse contexto, a formação de uma razão púbica se faz fundamental a fim de fortalecer os vínculos entre os indivíduos, o diálogo de saberes e as ideias que irão nortear os projetos para o presente e o futuro das gerações. Trabalhando a partir da teoria liberal-igualitária de John Rawls e demais teóricos da filosofia política contemporânea, a pesquisa é do tipo exploratória e utiliza como método de abordagem o hipotético-dedutivo.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue accordent à Revista da Faculdade de Direito da UFG une licence mondiale libre de droits, soumise aux termes et conditions de la Creative Commons Attribution 3.0 Brasil Legal License Creative Commons Attribution License
Les auteurs concèdent à RFD UFG tous les droits d'auteur sur les articles qui y sont publiés, qui les conservent en exclusivité jusqu'à l'avènement du domaine public sur ceux-ci.