O ACESSO DOS POVOS INDÍGENAS AO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: UMA POLÍTICA DE INCLUSÃO AINDA INCONCLUSA - DOI: http://dx.doi.org/10.5216/rfd.v39i2.37031
DOI :
https://doi.org/10.5216/rfd.v39i1.37031Mots-clés :
Indígenas. Educação. Ensino superior. Direito. Ações afirmativas.Résumé
RESUMO:
O presente trabalho tem por objetivo analisar a evolução e o processo de inserção das comunidades indígenas na História do Brasil Contemporâneo no sistema de Ensino Superior. Também aborda elementos da evolução histórica da Educação Indígena no Brasil e seus desdobramentos institucionais e pedagógicos do Ensino Superior com base em dados do Ministério da Educação. O procedimento metodológico utilizado é o analítico-interpretativo de investigação e análise da legislação concernente a temática como: Decretos, LDB’en, Plano Nacional de Educação, Regimento da Connei, Resoluções, entre outras.
ABSTRACT:
This study aims to analyze the evolution and the process of insertion of indigenous communities in the History of Brazil Contemporary in the system of Higher Education Area. It also addresses elements of the historical development of indigenous education in Brazil based on data from the Ministry of Education. The methodological procedure used is analytical-interpretive research and analysis of the legislation concerning the subject as: Ordinance, LDB’en, National Education Plan, CONNEI’s Regiment, Resolutions and other.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue accordent à Revista da Faculdade de Direito da UFG une licence mondiale libre de droits, soumise aux termes et conditions de la Creative Commons Attribution 3.0 Brasil Legal License Creative Commons Attribution License
Les auteurs concèdent à RFD UFG tous les droits d'auteur sur les articles qui y sont publiés, qui les conservent en exclusivité jusqu'à l'avènement du domaine public sur ceux-ci.