Uma Relação Rica e Controversa: Considerações Sobre Ronald Dworkin, os Positivistas e a Interpretação Jurídica

Auteurs-es

  • Leonardo Monteiro Crespo de Almeida Universidade Federal de Pernambuco

DOI :

https://doi.org/10.5216/rfd.v37i2.23933

Mots-clés :

Interpretação Jurídica, Decisão Jurídica, Dworkin

Résumé

O presente artigo busca contrapor alguns posicionamentos teóricos sustentados por Ronald Dworkin com certas considerações de autores que se identificam com a proposta teórica do positivismo jurídico. Passando pelo argumento do aguilhão semântico até a relação entre o Direito e a moral, observaremos como várias das nossas noções elementares sobre a prática jurídica podem ser bastante controversas. Os embates também tiveram papel pertinente na reformulação da interpretação jurídica: esta passa a integrar o centro das preocupações do jurista, seja ele praticante ou teórico. Antes relegada a uma atividade cuja presença só era notável diante dos casos em que a letra da lei era insuficiente para se chegar a uma conclusão satisfatória, agora a interpretação passa a abranger todo o Direito, nos fazendo repensar não apenas a dinâmica da decisão jurídica como também quais são os seus principais problemas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Leonardo Monteiro Crespo de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Direito pela Faculdade de Direito do Recife/UFPE. Mestre em Direito pela Faculdade de Direito do Recife/UFPE. Bacharel em Direito pelas Faculdades Integradas Barros Melo/FIBAM. Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE.

Téléchargements

Publié-e

2014-04-15

Comment citer

MONTEIRO CRESPO DE ALMEIDA, L. Uma Relação Rica e Controversa: Considerações Sobre Ronald Dworkin, os Positivistas e a Interpretação Jurídica. Magazine de la faculté de droit UFG, Goiânia, v. 37, n. 2, p. 62–85, 2014. DOI: 10.5216/rfd.v37i2.23933. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/23933. Acesso em: 4 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Científicos