A QUESTÃO FUNDIÁRIA NÃO SOLUCIONADA NA COLÔMBIA: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E REFORMAS AGRÁRIAS
THE UNSOLVED LAND ISSUE IN COLOMBIA: ECONOMIC DEVELOPMENT AND LAND REFORMS
Resumen
Como em outros países latino-americanos, a concentração fundiária tem sido um problema persistente na Colômbia. No entanto, a partir do século XX, vários esforços foram promovidos para amenizar essa concentração e gerar sua redistribuição. Esses esforços se refletiram em processos de reforma agrária imbricados em determinados contextos econômicos, segundo o qual as reformas foram especificamente orientadas para promover o desenvolvimento econômico do país. Por isso, além de ser uma reivindicação das lutas camponesas, as reformas agrárias implantadas na Colômbia são resultado da influência do liberalismo econômico, do desenvolvimentismo industrial e do neoliberalismo. Nessa perspectiva, explica-se o fracasso das reformas agrárias implementadas no país, que negligenciaram as reais necessidades da população rural.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Autores que publicam nesta revista concedem à Revista da Faculdade de Direito da UFG uma licença mundial, sem royalties, sujeita aos termos e condições da Licença Jurídica Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil Creative Commons Attribution License
Os autores concedem à RFD UFG todos os direitos autorais sobre os artigos nela publicados, que os mantêm com exclusividade até o advento de domínio público sobre os mesmos.