A QUESTÃO FUNDIÁRIA NÃO SOLUCIONADA NA COLÔMBIA: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E REFORMAS AGRÁRIAS
THE UNSOLVED LAND ISSUE IN COLOMBIA: ECONOMIC DEVELOPMENT AND LAND REFORMS
Abstract
Como em outros países latino-americanos, a concentração fundiária tem sido um problema persistente na Colômbia. No entanto, a partir do século XX, vários esforços foram promovidos para amenizar essa concentração e gerar sua redistribuição. Esses esforços se refletiram em processos de reforma agrária imbricados em determinados contextos econômicos, segundo o qual as reformas foram especificamente orientadas para promover o desenvolvimento econômico do país. Por isso, além de ser uma reivindicação das lutas camponesas, as reformas agrárias implantadas na Colômbia são resultado da influência do liberalismo econômico, do desenvolvimentismo industrial e do neoliberalismo. Nessa perspectiva, explica-se o fracasso das reformas agrárias implementadas no país, que negligenciaram as reais necessidades da população rural.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Autores que publicam nesta revista concedem à Revista da Faculdade de Direito da UFG uma licença mundial, sem royalties, sujeita aos termos e condições da Licença Jurídica Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil Creative Commons Attribution License
Os autores concedem à RFD UFG todos os direitos autorais sobre os artigos nela publicados, que os mantêm com exclusividade até o advento de domínio público sobre os mesmos.