MARXISM AND HUMAN RIGHTS: HISTORY, EXPLOITATION AND THE LABOUR-CAPITAL COMPROMISE
MARXISMO E DIREITOS HUMANOS: HISTÓRIA, EXPLORAÇÃO E O COMPROMISSO LABOR-CAPITAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rfd.v44i3.66284Resumen
Existem dois elementos essenciais em qualquer análise verdadeiramente marxista: a teoria da exploração e uma teoria dialética da história. A posição marxista original sobre os direitos humanos, forjada nessa base por Marx no século 19, argue que os direitos são apenas parte da superestrutura legal que facilita o desenvolvimento capitalista. No entanto, o grande compromisso entre capital e trabalho forjado em muitos países durante o século XX, que colocou explicitamente os direitos humanos a serviço da proteção dos ganhos do trabalho organizado, requer que a atitude marxista em relação aos direitos humanos mude de acordo com isso. Os direitos humanos não mais podem ser rejeitados pelos marxistas, mas devem ser em parte abraçados como parte dos avanços obtidos não apenas nas lutas dos trabalhadores, mas também de outras partes marginalizadas da sociedade humana, como os povos indígenas e tradicionais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Autores que publicam nesta revista concedem à Revista da Faculdade de Direito da UFG uma licença mundial, sem royalties, sujeita aos termos e condições da Licença Jurídica Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil Creative Commons Attribution License
Os autores concedem à RFD UFG todos os direitos autorais sobre os artigos nela publicados, que os mantêm com exclusividade até o advento de domínio público sobre os mesmos.