A POLÍTICA NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS E O EFEITO BUMERANG DA SOCIEDADE DE RISCO

Autores

  • Aline Maria Trindade Ramos UCS- Rio Grande do Sul - Brasil
  • Raquel Fabiana Lopes Sparenberger UCS- Rio Grande do Sul - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/rfd.v33i2.9882

Palavras-chave:

recursos hídricos, sociedade de risco, efeito bumerang

Resumo

O trabalho analisa a relação existente entrea crise hídrica, a Política Nacional de Recursos Hídricose a sociedade de risco. Esta última como característicada civilização moderna, a qual persegue o desenvolvimentoa qualquer preço. O enfoque principal do estudoestá no efeito bumerang de Beck, o qual analisa a questãoambiental tendo em vista as consequências da modernidadesobre a própria política de mercado e aqueles quelucram e se beneficiam do mal que fazem com a natureza,de maneira que por se tratarem de efeitos ligadosaos aspectos fundamentais da vida como a água, taisefeitos são e serão democráticos, atingindo a todos deigual forma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Maria Trindade Ramos, UCS- Rio Grande do Sul - Brasil

Mestranda em Direito Ambiental e Biodireito pela Universidade de Caxias do Sul/UCS - Especialista em DireitoAmbiental pela mesma Universidade, professora do curso de Direito da Universidade de Caxias do Sul/UCS

Raquel Fabiana Lopes Sparenberger, UCS- Rio Grande do Sul - Brasil

Doutora em Direito pela Universidade Federal do Paraná, professora nos cursos de Graduação e dos Programasde Pós-Graduação- Mestrado em Desenvolvimento, Gestão e Cidadania da Universidade Regional do Noroeste doestado do Rio Grande do Sul e no curso de Mestrado em Direito da Universidade de Caxias do Sul/RS.

Downloads

Publicado

2010-05-12

Como Citar

RAMOS, A. M. T.; SPARENBERGER, R. F. L. A POLÍTICA NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS E O EFEITO BUMERANG DA SOCIEDADE DE RISCO. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 33, n. 2, p. 169/183, 2010. DOI: 10.5216/rfd.v33i2.9882. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/9882. Acesso em: 2 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos Científicos