MEIOS DA OBTENÇÃO DE PROVAS EM PROCESSOS ADMINISTRATIVOS SANCIONATORIOS NA ORDEM JURÍDICA MOÇAMBICANA
MEANS OF OBTAINING EVIDENCE IN ADMINISTRATIVE SANCTION PROCESSES IN THE MOZAMBIC LEGAL ORDER
DOI:
https://doi.org/10.5216/rfd.v49i2.79797Palabras clave:
Meios, Obtenção de provas, Processos Administrativos Sancionatório, Ordem JurídicaResumen
O presente estudo versa sobre os meios de obtenção de provas em processo administrativo sancionatório, uma abordagem pouca discutida na ordem jurídica administrativa moçambicana. Contudo, os meios da prova em direito administrativo sancionatório, caracterizam-se pelas suas aptidões para através da percepção, formar e fundamentar um juízo processual administrativo como um desiderato subjectivo. Ademais, consubstanciando ao preceituado no n.º 3 do artigo 65 da Constituição da República de Moçambique de 2004, preconiza que “são nulas, todas as provas obtidas mediante tortura, coação, ofensa da integridade ou moral da pessoa humana, abusiva intromissão na sua vida privada e familiar, no domicílio, na correspondência ou nas telecomunicações”, nos meandros do procedimento sancionatórios, fixando, desta maneira o quadro de provas admissíveis administrativamente e proibitivas na conjugação legal.
Descargas
Citas
ABREU, Carlos Pinto de. Prova e meios de obtenção de prova: breve nota sobre a natureza e o regime dos exames no processo penal. Disponível em: https://carlospintodeabreu.com/ public/files/CPA_prova_meios_obtencao_prova.pdf. 2006.
COELHO, Carlos José Carlos dos Reis. O direito da defesa no processo de contra-ordenação. Dissertação de Mestrado. Universidade Lusíada de Lisboa. Lisboa. 2016.
DIAS, José Eduardo Figueiredo; OLIVEIRA, Fernanda Paula. Noções Fundamentais de Direito Administrativo. 2ª edição, Almedina. 2010.
FERREIRA, Manuel de Cavaleiro. Curso de Processo Penal. Vol. 1. Lisboa. Ed. Danúbio. 1986.
MUIAMBO, Gracinda da Graça. A Prova nos crimes de Corrupção de aceitação de oferecimento ou Promessa: Aspectos substantivos e Processuais administrativos. Dissertação de Mestrado. Universidade Eduardo Mondlane. Maputo. 2017.
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE. Constituição da República de Moçambique. Publicada no Brasil. 1ª Série-n.º 51. Imprensa Nacional. Maputo. 22 de Dezembro de 2004.
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE. Lei n.°1/2018, de 12 de Junho. Lei de Revisão Pontual da Constituição da República. Publicada no Brasil. 1ª Série-n.° 115. Imprensa Nacional. Maputo. 2018. REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE, Lei n.º 25 de 26 de Dezembro de 2019. Aprova o Código de Processo Penal. I Série, número 248. Imprensa Nacional. Maputo. 2019.
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE, Decreto n.º 30 de 15 de Outubro de 2001. Aprova as normas de Funcionamento dos serviços da Administração Publica e revoga o Decreto nº 36 de 27 de novembro de 1989. Imprensa Nacional. Maputo. 2001. SILVA, Germano Marques da. Curso de Processo Penal II. 4ª Edição. Editorial Verbo. Lisboa/São Paulo. 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Facultad de Derecho UFG

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os Autores que publicam nesta revista concedem à Revista da Faculdade de Direito da UFG uma licença mundial, sem royalties, sujeita aos termos e condições da Licença Jurídica Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil Creative Commons Attribution License
Os autores concedem à RFD UFG todos os direitos autorais sobre os artigos nela publicados, que os mantêm com exclusividade até o advento de domínio público sobre os mesmos.





















