A QUESTÃO FUNDIÁRIA NÃO SOLUCIONADA NA COLÔMBIA: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E REFORMAS AGRÁRIAS

THE UNSOLVED LAND ISSUE IN COLOMBIA: ECONOMIC DEVELOPMENT AND LAND REFORMS

Autores

  • Mauricio Chamorro Rosero Universidade Cooperativa da Colômbia

Resumo

Como em outros países latino-americanos, a concentração fundiária tem sido um problema persistente na Colômbia. No entanto, a partir do século XX, vários esforços foram promovidos para amenizar essa concentração e gerar sua redistribuição. Esses esforços se refletiram em processos de reforma agrária imbricados em determinados contextos econômicos, segundo o qual as reformas foram especificamente orientadas para promover o desenvolvimento econômico do país. Por isso, além de ser uma reivindicação das lutas camponesas, as reformas agrárias implantadas na Colômbia são resultado da influência do liberalismo econômico, do desenvolvimentismo industrial e do neoliberalismo. Nessa perspectiva, explica-se o fracasso das reformas agrárias implementadas no país, que negligenciaram as reais necessidades da população rural.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauricio Chamorro Rosero, Universidade Cooperativa da Colômbia

Advogado da Universidade Cooperativa da Colômbia. Sociólogo e Especialista em Estudos Latino-Americanos pela Universidade de Nariño (Colômbia). Mestre em Antropologia pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Equador). Mestre em Direitos Fundamentais pela Universidade de Granada (Espanha). Doutor em Sociologia e Antropologia pela Universidade Complutense de Madrid (Espanha). Professor e pesquisador da Faculdade de Direito da Universidad Cooperativa de Colombia. Professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Nariño. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito Agrário da Universidade Federal de Goiás (Brasil). Membro do grupo de pesquisa La Minga. Atualmente faz estágio de pós-doutorado na Universidade de Buenos Aires (Argentina). Correio eletrônico: mauriciochamorrorosero@gmail.com

Downloads

Publicado

2023-01-19

Como Citar

ROSERO, M. C. A QUESTÃO FUNDIÁRIA NÃO SOLUCIONADA NA COLÔMBIA: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E REFORMAS AGRÁRIAS: THE UNSOLVED LAND ISSUE IN COLOMBIA: ECONOMIC DEVELOPMENT AND LAND REFORMS. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 46, n. 3, 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/74658. Acesso em: 29 maio. 2024.