A MEDIAÇÃO E A SOLIDARIEDADE SOCIAL

THE MEDIATION AND THE SOCIAL SOLIDARITY

Autores

  • Luciano Tonet Unifor - Universidade de Fortaleza
  • Jovina d'Avila Bordoni Unifor - Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5216/rfd.v44i3.60577

Resumo

A solidariedade mostra-se importante nas relações sociais e na resolução dos conflitos por meio da mediação, poisinfluencia na consciência coletiva e, por consequência, no grupo social. O estudo objetiva apresentar importantes aspectos sobre a relação entre a mediação e a solidariedade, por ser um tema fundamental na resolução dos conflitos e fortalecimento da pacificação social, com ênfase da doutrina de Émile Durkheim. Ametodologia utilizada no estudo é descritiva e analítica, desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica. Conclui-se que, a solidariedade é um valor relevante na atuação humana e, por consequência, um meio de concretizar e garantir formas mais cooperativas de resolução dos conflitos como a mediação e, restaurar as relações sociais de forma responsável, por meio do diálogo, com vista ao bem-estar individual e do grupo. Com a educação as pessoas aprendem a valorizar e a conduzir-se em todas as atividades humanas de maneira pacífica e solidária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jovina d'Avila Bordoni, Unifor - Universidade de Fortaleza

Doutoranda e mestra em Direito Constitucional Público e Teoria Política pela Universidade de Fortaleza (2015). Graduada em Direito (1995) e Cências Econômicas (1997) pela Universidade de Fortaleza. É Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Ceará, onde exerce suas atividades no Sistema dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, tendo coordenado o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), de Fortaleza. Atua na área de mediação e Conciliação como professora e instrutora do Conselho Nacional de Justiça - CNJ. É também Formadora da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) e da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). É membro da linha de pesquisa Políticas Públicas Sociedade e Sistema de Justiça do Grupo de Pesquisa "Dimensões do Conhecimento do Poder Judiciário", da Esmec.

 

Downloads

Publicado

2021-01-26

Como Citar

TONET, L.; BORDONI, J. d’Avila. A MEDIAÇÃO E A SOLIDARIEDADE SOCIAL: THE MEDIATION AND THE SOCIAL SOLIDARITY. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 44, n. 3, 2021. DOI: 10.5216/rfd.v44i3.60577. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/60577. Acesso em: 29 mar. 2024.