O “PROGRAMA AMAZÔNIA FLORESCER RURAL” COMO CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO AO DESENVOLVIMENTO DOS AGRICULTORES FAMILIARES
DOI:
https://doi.org/10.5216/rfd.v45i2.59387Resumo
O artigo discute a importância do microcrédito como política pública de concretização do direito ao desenvolvimento dos agricultores familiares, analisando o Programa Amazônia Florescer Rural do Banco da Amazônia. O acesso ao crédito tem papel fundamental no desenvolvimento e na construção de cidadania, auxiliando na ampliação das capacidades humanas, definidas como o conjunto das coisas que as pessoas podem ser ou fazer. Metodologicamente, a pesquisa usa a abordagem qualitativa, trazendo também dados quantitativos sobre o volume de financiamentos e o número de operações contratadas. Dentre os resultados, destaca-se que, apesar de os investimentos do Pronaf na agricultura familiar terem crescido significativamente, o agricultor familiar ainda captura uma parcela muito baixa da renda gerada. Para que a economia os inclua nos ganhos da atividade, é preciso superar a seletividade do crédito e remover os obstáculos para acessá-lo, tendo o Amazônia Florescer um importante papel nesse processo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam nesta revista concedem à Revista da Faculdade de Direito da UFG uma licença mundial, sem royalties, sujeita aos termos e condições da Licença Jurídica Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil Creative Commons Attribution License
Os autores concedem à RFD UFG todos os direitos autorais sobre os artigos nela publicados, que os mantêm com exclusividade até o advento de domínio público sobre os mesmos.