TRABALHO E JUVENTUDE NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO: REFLEXÕES INTRODUTÓRIAS
WORK AND YOUTH IN THE CONTEMPORARY CONTEXT: INTRODUCTORY REFLECTIONS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rfd.v43.58801Resumo
Pensar o trabalho no capitalismo, é evidenciar como se constituem as relações sociais e de produção. Como o trabalho é pensado pela classe dominante e como esta compreende a classe trabalhadora, nos leva às reflexões acerca dos antagonismos que configuram a sociedade de classes no tempo do capital. Em um processo de determinações históricas que rebaixam os trabalhadores à condição de mercadorias – mão-de-obra barata, substituível a qualquer momento, traçou-se um recorte deste estudo para a juventude, categoria social, política, cultural e econômica que enfrenta as contradições deste tempo no que se refere a sua relação no mundo do trabalho. Desta forma, apresenta-se neste texto, fundada em uma perspectiva crítica, uma análise bibliográfica e documental acerca da juventude e mundo do trabalho, objetivando refletir o cenário nacional voltado às condições de trabalho ou ausência delas, para a juventude brasileira contemporânea.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam nesta revista concedem à Revista da Faculdade de Direito da UFG uma licença mundial, sem royalties, sujeita aos termos e condições da Licença Jurídica Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil Creative Commons Attribution License
Os autores concedem à RFD UFG todos os direitos autorais sobre os artigos nela publicados, que os mantêm com exclusividade até o advento de domínio público sobre os mesmos.