A JUSTIÇA ENTRE GERAÇÕES: PENSAR SOCIEDADES JUSTAS, IGUALITÁRIAS E SUSTENTÁVEIS AO LONGO DO TEMPO
JUSTICE BETWEEN GENERATIONS: THINKING FAIR, EQUAL AND SUSTAINABLE SOCIETIES OVER TIME
DOI:
https://doi.org/10.5216/rfd.v44i2.58144Resumo
O presente artigo examina a possibilidade de preservar uma concepção de justiça entre gerações e o valor dignidade, considerando que ao longo do tempo a sociedade evolui e novos interesses e objetivos entram em cena. Como hipótese, sustentamos que as diretrizes devem ser práticas e públicas, suficientes para manter a estabilidade e a justiça no interior das sociedades, considerando que a fundação de um Estado com o passar do tempo apresentar deformações devido a contingências históricas, tendências sociais, oportunidades individuais entre outras, que podem solapar os ideais de um acordo justo e razoável em torno de um projeto de sociedade justa e sustentável. Nesse contexto, a formação de uma razão púbica se faz fundamental a fim de fortalecer os vínculos entre os indivíduos, o diálogo de saberes e as ideias que irão nortear os projetos para o presente e o futuro das gerações. Trabalhando a partir da teoria liberal-igualitária de John Rawls e demais teóricos da filosofia política contemporânea, a pesquisa é do tipo exploratória e utiliza como método de abordagem o hipotético-dedutivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam nesta revista concedem à Revista da Faculdade de Direito da UFG uma licença mundial, sem royalties, sujeita aos termos e condições da Licença Jurídica Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil Creative Commons Attribution License
Os autores concedem à RFD UFG todos os direitos autorais sobre os artigos nela publicados, que os mantêm com exclusividade até o advento de domínio público sobre os mesmos.