O TERCEIRO SETOR, O PRINCÍPIO DA SUBSIDIARIEDADE E A AÇÃO ADMINISTRATIVA DE FOMENTO NO HORIZONTE DE UMA NOVA ORDEM SOCIAL

Autores

  • CLOVIS CARVALHO BRITTO UFG
  • FREDERICO L. DOMINGUES BITTENCOURT UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/rfd.v32i1.12071

Palavras-chave:

Cidadania, direitos civis, coletivo, filantropia.

Resumo

A criação de uma nova ordem social por parte da sociedade civil organizada a fim de atender às demandas sociais da população, através das instituições sociais: entidades filantrópicas, entidades de direitos civis, movimentos sociais e religiosos, ONG’s, organizações sociais, agências de desenvolvimento social, órgãos autônomos da administração pública descentralizada, fundações e instituições sociais das empresas, fez surgir o denominado Terceiro Setor. O crescimento das entidades do Terceiro Setor deve-se ao redescobrimento do princípio da subsidiariedade e à crise do Estado enquanto um prestador eficiente de serviços públicos. A principal forma de atuação deste princípio é o fomento, um gênero de atividade jurídica destinado ao incentivo e incremento do Terceiro Setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CLOVIS CARVALHO BRITTO, UFG

Doutorando em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Direito Administrativo e Direito Constitucional pela Universidade Católica de Goiás (UCG).

FREDERICO L. DOMINGUES BITTENCOURT, UFG

Advogado, poeta, Mestrando em Letras/Literatura pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Direito Administrativo e Direito Constitucional pela Universidade Católica de Goiás (UCG).

Downloads

Publicado

2010-10-08

Como Citar

BRITTO, C. C.; BITTENCOURT, F. L. D. O TERCEIRO SETOR, O PRINCÍPIO DA SUBSIDIARIEDADE E A AÇÃO ADMINISTRATIVA DE FOMENTO NO HORIZONTE DE UMA NOVA ORDEM SOCIAL. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 32, n. 1, p. 35/45, 2010. DOI: 10.5216/rfd.v32i1.12071. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/12071. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos