Marrabenta, uma produção periférica de nacionalidade moçambicana
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v6.66221Palavras-chave:
Marrabenta, Moçambique, Moçambicanidade, Nacionalidade, PeriféricaResumo
Este artigo propõe apresentar resultados preliminares do estágio doutoral desenvolvido na cidade de Maputo – Moçambique e visa abordar a marrabenta como uma elaboração popular da moçambicanidade, um símbolo nacional. Para isso, se utilizará dos depoimentos dos “narradores da marrabenta” – artistas da cena musical, intelectuais e atores da cultura moçambicana –, como principal vetor para pensar a questão posta. Depoimentos de artistas da marrabenta – tais como Antonio Marcos, Aniano Tamele, Djilon Djindji e Wazimbo –, a par de elaborações teóricas de moçambicanos como Andrè Feres (2011), José Luís Cabaço (2009), Natan Aquino (2016) e Rui Guerra Laranjeira (2010) –, além da brasileira Jacimara Souza Santana (2013), estão sendo utilizados aqui como forma de contribuição para a construção do argumento.
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