Marrabenta, uma produção periférica de nacionalidade moçambicana
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v6.66221Palabras clave:
Marrabenta, Mozambique, Mozambicanidad, Nacionalidad, PeriféricaResumen
Este artigo propõe apresentar resultados preliminares do estágio doutoral desenvolvido na cidade de Maputo – Moçambique e visa abordar a marrabenta como uma elaboração popular da moçambicanidade, um símbolo nacional. Para isso, se utilizará dos depoimentos dos “narradores da marrabenta” – artistas da cena musical, intelectuais e atores da cultura moçambicana –, como principal vetor para pensar a questão posta. Depoimentos de artistas da marrabenta – tais como Antonio Marcos, Aniano Tamele, Djilon Djindji e Wazimbo –, a par de elaborações teóricas de moçambicanos como Andrè Feres (2011), José Luís Cabaço (2009), Natan Aquino (2016) e Rui Guerra Laranjeira (2010) –, além da brasileira Jacimara Souza Santana (2013), estão sendo utilizados aqui como forma de contribuição para a construção do argumento.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Articulando e Construindo Saberes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores/as autorizan a Articulando e Construindo Saberes a publicar un artículo, si es aceptado, firmando su contribución como original y que no ha sido enviada a otra revista para su publicación. En caso de aceptación y publicación, los artículos de Articulando e Construindo Saberes poseen una licencia Creative Comons CC-BY.