Interculturalidad en la cotidianidad de las comunidades originarias de región norte selva de Chiapas.
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v4i0.57997Palavras-chave:
Educação Intercultural, Cotidianidade, Socialização, EscolaResumo
Este artigo é parte da discussão sobre o discurso das políticas interculturais no estado mexicano, bem como as condições enfrentadas pelas famílias originais da região de selva norte do estado de Chiapas, a fim de compreender e explicar os mecanismos e processos de educação intercultural que a família original usa para garantir o seu fazer na vida diária. Quando se fala em educação familiar, coloca-se ênfase nos processos de enculturação, endoculturação e socialização, uma vez que são estes que possibilitam a permanência ou a mudança dos próprios padrões da cultura. As comunidades da região são constituídas como uma unidade na qual todas contribuem para o alcance de suas possibilidades; portanto, a aspiração de uma melhoria em suas condições de vida permite mudanças em sua estrutura familiar e organização ao buscar novas formas e fontes de subsistência que sejam mais benéficas e menos sofridas que o campo.
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