Aprendizagem e ensino de História em contextos educacionais indígenas e não indígenas

Autores/as

  • Luciana Leite Silva Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/racs.v5i0.59530

Palabras clave:

Aprendizagem histórica intercultural, Decolonialidade e educação (indígena e não indígena)

Resumen

Queremos aqui compartilhar as principais questões da pesquisa intitulada “Aprendizagem histórica intercultural a partir dos saberes transitados nos contextos educacionais indígenas e não indígenas”. Gersem Luciano Baniwa (2006) afirma que, até a aprovação da Constituição de 1988, existiu no Brasil uma “educação para índio” que foi formulada no contexto europeu e utilizada como ferramenta no processo de colonização de nosso continente. Nos últimos anos, esta situação tem sido discutida a partir da reivindicação do reconhecimento da existência de epistemologias e pedagogias milenares criadas e praticadas pelos povos originários. Estas experiências de retomada dos espaços escolares, transformando-os em lugar de resistência e não de reprodução do modelo educacional formulado a partir da tradição pedagógica jesuítica, tem me servido de inspiração para discutir o ensino de história nas escolas não indígenas

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Publicado

2020-01-21

Cómo citar

SILVA, L. L. Aprendizagem e ensino de História em contextos educacionais indígenas e não indígenas. Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 5, 2020. DOI: 10.5216/racs.v5i0.59530. Disponível em: https://revistas.ufg.br/racs/article/view/59530. Acesso em: 23 nov. 2024.