Construindo diálogos transdisciplinares: discutindo diversidade cultural-humana jogando peteca

Autores/as

  • Mirian A. Mateus Gomes
  • Maria Cristina Bonetti

DOI:

https://doi.org/10.5216/racs.v3i1.55375

Palabras clave:

Prática educativa, Transdisciplinaridade, Diversi-dade, Cultura, Peteca

Resumen

O Brasil é um país de múltiplas caras, cores e signos, por esse motivo, é constituído de uma pluralidade cultural significativa e expressiva, arraigada de aspectos políticos e econômicos, o que torna sua constituição um processo extremamente complexo, contraditório, dicotomizado e muitas vezes segregador. Em razão desse contexto, nosso trabalho preconiza pela necessidade de conhecermos e valorizarmos a diversidade cultural, principalmente, dos sujeitos inseridos no processo educacional, considerando as influências e interferências das múltiplas nuances culturais existentes, na direção de uma educação complexa capaz de contribuir com o crescimento humano, com uma tomada de consciência ético-política, além da (re)elaboração do conhecimento. O mesmo tem como objetivo discutir o emprego do jogo tradicional de Peteca na perspectiva da Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade, como elemento preponderante na discussão sobre diversidade cultural-humana, ao mesmo tempo em que promove a obtenção do conhecimento em suas múltiplas valências. Apurou-se que o uso de práticas inovadoras, assim como a renovação das práticas educativas tradicionais, comprometidas com a valorização da multiculturalidade, da diversidade humana e cultural, provocam no indivíduo a reelaboração não só de conceitos, mas também dos valores éticos humanos 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-10-11

Cómo citar

GOMES, M. A. M.; BONETTI, M. C. Construindo diálogos transdisciplinares: discutindo diversidade cultural-humana jogando peteca. Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 3, n. 1, 2018. DOI: 10.5216/racs.v3i1.55375. Disponível em: https://revistas.ufg.br/racs/article/view/55375. Acesso em: 24 nov. 2024.