A PEDAGOGIA DA RETOMADA: decolonização de saberes

Autores/as

  • Maria do Socorro Pimentel da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49013

Resumen

RESUMO

O presente texto chama a atenção para a importância de se construir bases
epistêmicas necessárias para superar as amarras da colonialidade do saber.
Mostra, também, como essas bases estão sendo construídas no diálogo entre pesquisadores indígenas e não indígenas situados no Núcleo Takinahak? de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Goiás. Esta é a construção da pedagogia da retomada, que traz para o debate os saberes indígenas silenciados, colocando-os em movimentos em articulações intra e interculturais.


Palavras-chave: Retomada. Epistemologia. Indígenas. Temas Contextuais.

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Publicado

2017-08-29

Cómo citar

PIMENTEL DA SILVA, M. do S. A PEDAGOGIA DA RETOMADA: decolonização de saberes. Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 2, n. 1, 2017. DOI: 10.5216/racs.v2i1.49013. Disponível em: https://revistas.ufg.br/racs/article/view/49013. Acesso em: 17 jul. 2024.