O papel dos docentes indígenas na consolidação do currículo intercultural da educação escolar do povo Pipipã
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v6.66704Palavras-chave:
Professor indígena. Formação docente. Currículo Intercultural. Povo Pipipã.Resumo
Este estudo trata de uma análise sobre o Projeto Político Pedagógico e o regimento escolar construídos coletivamente pelo povo Pipipã, localizado no Sertão do estado de Pernambuco, a fim de contribuir com o fortalecimento da identidade cultural do povo e seu processo de luta pela terra. O objetivo é compreender, por meio de pesquisa de campo, análise documental e TCCs, a práxis dos professores responsáveis pela consolidação do currículo intercultural indígena, a partir da valorização dos conhecimentos próprios. Os docentes Pipipã entrevistados relataram suas práticas nas quatro escolas localizadas no território e, na opinião deles, a formação inicial e continuada é fundamental para a aquisição de um pensamento crítico e politizado, dentro de uma dinâmica cultural. Os estudos empíricos sobre o movimento de resistência indígena Pipipã, por meio da educação escolar indígena, caminharam junto com a perspectiva do Pensamento Decolonial. Cada projeto político pedagógico desenvolvido para as escolas Pipipã orienta como os docentes devem trabalhar a formação dos futuros guerreiros e guerreiras, considerando alternativas para superar as tensões entre os conhecimentos originários do povo e as epistemologias impostas.
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