Construindo diálogos transdisciplinares: discutindo diversidade cultural-humana jogando peteca
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v3i1.55375Palavras-chave:
Prática educativa, Transdisciplinaridade, Diversi-dade, Cultura, PetecaResumo
O Brasil é um país de múltiplas caras, cores e signos, por esse motivo, é constituído de uma pluralidade cultural significativa e expressiva, arraigada de aspectos políticos e econômicos, o que torna sua constituição um processo extremamente complexo, contraditório, dicotomizado e muitas vezes segregador. Em razão desse contexto, nosso trabalho preconiza pela necessidade de conhecermos e valorizarmos a diversidade cultural, principalmente, dos sujeitos inseridos no processo educacional, considerando as influências e interferências das múltiplas nuances culturais existentes, na direção de uma educação complexa capaz de contribuir com o crescimento humano, com uma tomada de consciência ético-política, além da (re)elaboração do conhecimento. O mesmo tem como objetivo discutir o emprego do jogo tradicional de Peteca na perspectiva da Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade, como elemento preponderante na discussão sobre diversidade cultural-humana, ao mesmo tempo em que promove a obtenção do conhecimento em suas múltiplas valências. Apurou-se que o uso de práticas inovadoras, assim como a renovação das práticas educativas tradicionais, comprometidas com a valorização da multiculturalidade, da diversidade humana e cultural, provocam no indivíduo a reelaboração não só de conceitos, mas também dos valores éticos humanosDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-10-11
Como Citar
GOMES, M. A. M.; BONETTI, M. C. Construindo diálogos transdisciplinares: discutindo diversidade cultural-humana jogando peteca. Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 3, n. 1, 2018. DOI: 10.5216/racs.v3i1.55375. Disponível em: https://revistas.ufg.br/racs/article/view/55375. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autoras(es) autorizam a Articulando e Construindo Saberes a publicar artigo, caso seja aceito, firmando sua contribuição como original e não submetida a outra editora para publicação. Em caso de aceite e publicação, artigos da Articulando e Construindo Saberes possuem licença Creative Comons CC-BY.