Educação civilizatória

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/phi.v28i2.76964

Mots-clés :

moral, democracia, educação, civilização.

Résumé

O presente artigo estabelece uma relação entre quatro elementos que não são usualmente associados no pensamento de Nietzsche: moral, democracia, educação e civilização. Buscamos mostrar que a democracia se baseia na moral e para isso cria um processo educacional que tem como objetivo manter as estruturas civilizacionais existentes. Neste percurso explicamos como os tipos humanos inferiores promovem o rebaixamento da vontade de poder dos tipos humanos superiores, criando um padrão civilizatório que valoriza acima de tudo o que é inferior e se protege de qualquer possibilidade de mudança e elevação pulsional do tipo homem, por fim mostramos o papel da educação neste esforço dos tipos humanos inferiores.

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Biographie de l'auteur-e

Vagner da Silva, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, Rondônia, Brasil, vagnerdasilva@hotmail.com

Mestre em Filosofia pela PUC-Campinas e doutor em Filosofia da Educação pela Universidade de Campinas.

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Publié-e

2023-12-15

Comment citer

SILVA, V. da. Educação civilizatória. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 28, n. 2, 2023. DOI: 10.5216/phi.v28i2.76964. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/76964. Acesso em: 16 août. 2024.