Mapeando master classes em instrumento musical: um olhar quantitativo sobre as relações entre professor, aluno e performance nesse formato de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v19.52801

Palavras-chave:

Master class, Ensino de instrumento musical, Análise quantitativa, Alocação de tempo em ambientes de ensino

Resumo

Este artigo objetiva mapear as relações de tempo estabelecidas entre professor, aluno e suas respectivas performances em um contexto de master class. Para tanto, o conceito de master class é inicialmente discutido e um breve panorama de pesquisas na área é apresentado. Em termos metodológicos, adota-se uma amostra de 130 master classes de violão, as quais foram gravadas em festivais de música sediados no Brasil e em Portugal. Essas master classes são analisadas conforme os seguintes parâmetros: 1) duração média; 2) relação entre a duração da obra executada pelo aluno e a duração da master class; 3) relação entre fala do professor, fala do aluno, performance do professor e performance do aluno; e 4) o momento em que a obra executada pelo aluno ocorre em uma master class. Os resultados indicam que: 1) a duração média de uma master class é de pouco mais de meia hora, mas é passível de grande variabilidade; 2) a duração da obra executada pelo aluno exerce apenas moderada influência na duração final de uma master class; 3) as master classes são dominadas pela fala do professor e pela performance do aluno; e 4) há um recorrente, porém curto, intervalo de tempo que precede a performance do aluno e que parece haver indícios que esse momento é de extrema importância para efetividade da aula. Por fim, esses resultados são discutidos em termos de futuras pesquisas de cunho qualitativo.

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Biografia do Autor

Ricieri Carlini Zorzal, Universidade Federal do Maranhão

Bacharel em Violão pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Práticas Interpretativas pela Universidade Federal da Bahia e doutor em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia.

Daniela da Costa Coimbra, Porto Polytechnic Institute

Professora adjunta e presidente do Conselho Técnico Científico na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto. Doutorou-se em Psicologia da Música na Universidade de Sheffield, no Reino Unido, com uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Ainda como bolseira da FCT realizou um pós-doutoramento no Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, em colaboração com o Centre for Performance Science (CPS) do Royal College of Music em Londres. A sua investigação foca aspectos educacionais e psicológicos da prática musical.

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Publicado

2019-04-26

Como Citar

ZORZAL, R. C.; COIMBRA, D. da C. Mapeando master classes em instrumento musical: um olhar quantitativo sobre as relações entre professor, aluno e performance nesse formato de ensino. Música Hodie, Goiânia, v. 19, 2019. DOI: 10.5216/mh.v19.52801. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/52801. Acesso em: 12 nov. 2024.

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Artigos