Educomunicação, Competência Comunicativa e estado de direito: educação para o uso das redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.5216/lahrs.v4.82209Palavras-chave:
Educomunicação, Competência comunicativa, Sociedade da informaçãoResumo
O estudo foi orientado a um grupo focal de alunos de 10 anos que estudaram em uma escola pública do Distrito Federal, no ano 2018. Partindo da pergunta: como a instituição pública educa seus alunos para o uso da comunicação virtual? Dessa maneira, objetiva-se colocar em discussão sobre o direito de comunicação em um estado de direito formado por uma burocracia hierárquica tradicional. O Distrito Federal possui uma população estimada em 2 milhões de habitantes, dividida em 31 cidades satélites. Foi utilizado o método de investigação-ação, com técnica de entrevistas, análise de dados sobre a atuação dos alunos nas redes sociais, com observação sobre o paradigma técnico-econômico que critica novos compromissos para a sociedade da informação. A informação e o conhecimento são indispensáveis para qualquer atividade dentro das organizações e, por isso, é preciso retirar os exageros utópicos que configuram a “computopia”.
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