Educomunicação, Competência Comunicativa e estado de direito: educação para o uso das redes sociais

Autores/as

  • Alessandro Rezende da Silva
  • Helenice Aparecida de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5216/lahrs.v4.82209

Palabras clave:

Educomunicação, Competência comunicativa, Sociedade da informação

Resumen

O estudo foi orientado a um grupo focal de alunos de 10 anos que estudaram em uma escola pública do Distrito Federal, no ano 2018. Partindo da pergunta: como a instituição pública educa seus alunos para o uso da comunicação virtual? Dessa maneira, objetiva-se colocar em discussão sobre o direito de comunicação em um estado de direito formado por uma burocracia hierárquica tradicional. O Distrito Federal possui uma população estimada em 2 milhões de habitantes, dividida em 31 cidades satélites. Foi utilizado o método de investigação-ação, com técnica de entrevistas, análise de dados sobre a atuação dos alunos nas redes sociais, com observação sobre o paradigma técnico-econômico que critica novos compromissos para a sociedade da informação. A informação e o conhecimento são indispensáveis para qualquer atividade dentro das organizações e, por isso, é preciso retirar os exageros utópicos que configuram a “computopia”.

Biografía del autor/a

Alessandro Rezende da Silva

Pós Doutor em Direitos Humanos (UFG/Brasil), Doutor em Ciências Sociais (FLACSO/Equador), Mestre em Ciência Política (Unieuro/Brasília), graduado em Comunicação Social. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3713-7302. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1265073533241501. E-mail: alessandroligadf@gmail.com

Helenice Aparecida de Oliveira

Mestre em Linguística (UnB/Brasil), graduada em Letras/Português (Universidade Católica de Brasília). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2039-5527. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3828881860231488. E-mail: niceao1@gmail.com.

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Publicado

2024-12-28

Número

Sección

Human Rights Perspectives from Mexico and Brazil