O DIREITO DE SER EM EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE AS DIFERENÇAS E SOBRE A HISTÓRIA DA LEGISLAÇÃO

Autores

  • Neli Klix Freitas

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v32i2.3065

Resumo

Este artigo focaliza as relações que definem as políticas inclusiva e a complexidade que caracteriza esse processo ao longo da história da educação. O direito ao ensino regular tem possibilitado às crianças com necessidades educativas especiais a busca de qualificação em várias áreas do conhecimento, desenvolvendo funções sociais e cognitivas. Neste artigo, atenção especial é dada à teoria de Vygotsky e suas implicações para o debate sobre inclusão nos campos da arte e educação na escola e na sociedade. O artigo focaliza também as relações que definem a política inclusiva e a complexidade que caracteriza esse processo. Questiona-se ainda o belo, os valores e padrões preestabelecidos, os critérios de avaliação e a discriminação que prejudicam o desenvolvimento e a aprendizagem das habilidades e a independência dessas crianças.

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Publicado

2007-12-26

Como Citar

FREITAS, N. K. O DIREITO DE SER EM EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE AS DIFERENÇAS E SOBRE A HISTÓRIA DA LEGISLAÇÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 32, n. 2, p. 327–343, 2007. DOI: 10.5216/ia.v32i2.3065. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3065. Acesso em: 19 dez. 2024.