INTELECTUAIS PARANAENSES E AS CONCEPÇÕES DE UNIVERSIDADE: 1892-1938

Autores

  • Névio Campos

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v32i2.3061

Resumo

Este artigo analisa a trajetória, os debates e os projetos dos intelectuais em torno do ensino superior à luz do contexto histórico paranaense, do estudo que está circunscrito entre 1892 e 1938, discutindo os processos de constituição dos grupos, as suas interlocuções com as vertentes teóricas em geral, as suas idéias e intervenções culturais, bem como suas relações com o Estado e com os grupos no cenário do Paraná desse período. Discorre sobre as contribuições dos intelectuais paranaenses ao processo de constituição e organização do ensino superior e enfatiza que o papel desses grupos foi criar instituições culturais no contexto paranaense, sem esquecer o contexto político-cultural do Brasil e da Europa como pano de fundo da criação do ensino superior. Apóia-se em um conjunto de documentos escritos e organizados por esses intelectuais, os quais nos possibilitaram afirmar que esses grupos estabeleceram instituições de ensino superior e mobilizaram os principais personagens dos espaços culturais e políticos curitibanos para se colocarem a serviço do projeto universitário no estado do Paraná.

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Publicado

2007-12-26

Como Citar

CAMPOS, N. INTELECTUAIS PARANAENSES E AS CONCEPÇÕES DE UNIVERSIDADE: 1892-1938. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 32, n. 2, p. 279–297, 2007. DOI: 10.5216/ia.v32i2.3061. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3061. Acesso em: 17 jul. 2024.